A Claro é a primeira operadora celular a oferecer comercialmente um serviço de radiodespacho (push-to-talk, em inglês) no Brasil. A empresa anunciou nesta quinta-feira, 16, o lançamento do ?Claro Direto? para o mercado corporativo. O serviço utiliza o celular Motorola V400p e estará disponível inicialmente apenas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. Está prevista para os próximos meses a expansão do serviço para as demais áreas de atuação da operadora.
O serviço utiliza a rede de dados da Claro com tecnologia GPRS e EDGE. A voz é empacotada em protocolo IP para a transmissão. O ?Claro Direto? funciona em quatro diferentes freqüências: 850 Mhz, 900 Mhz, 1,8 Ghz e 1,9 Ghz. A fornecedora da plataforma é a Motorola.
Os preços do serviço vão variar caso a caso, mas uma das opções será a cobrança de uma mensalidade para uso ilimitado de ligações de radiodespacho entre celulares da mesma empresa. É certo também que não haverá cobrança extra caso um dos aparelhos esteja em outro estado: a ligação será tratada como se fosse uma chamada local. A companhia preferiu não fornecer uma previsão de número de usuários de push-to-talk para os próximos 12 meses.
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