Debate do SCEMa segura editais de TV paga

Segundo fontes ouvidas por este noticiário, a principal razão para o não lançamento de editais de cabo e MMDS é, justamente, a possibilidade da criação de um novo serviço de TV por assinatura, o SCEMa, que seria independente da plataforma tecnológica. Há duas correntes dentro da agência. Uma acha que o mais prudente é deixar para licitar TV por assinatura apenas em um novo modelo de outorga, para evitar a perpetuação dos problemas atuais gerados pela segmentação dos serviços nas tecnologias de cabo, MMDS e DTH. Outra corrente acha que o SCEMa ainda é uma discussão que tomará tempo e será, invariavelmente, polêmica, e que por isso esperar pelo novo serviço poderia atrasar ainda mais a abertura de outorgas de TV paga, o que prejudicaria o mercado e só acentuaria as atuais pressões de empresas de telecomunicações que querem entrar no setor.
De qualquer maneira, o novo planejamento de mercado do setor de TV por assinatura, que é pré-requisito básico para qualquer edital e cuja consulta pública foi feita no ano passado, já está concluído no que diz respeito à equipe técnica. Por enquanto (isso pode mudar no conselho), a idéia é acabar com o limite de outorgas de cabo por cidades, e também acabar com a exigência de cobertura total dos municípios. Seria o sinal verde para que empresas explorassem apenas algumas regiões de uma cidade.
Já o SCEMa pode enfrentar ainda muito debate no conselho diretor da agência porque, hoje, alguns conselheiros entendem que não há maneira de criar um instrumento que substitua o serviço de TV a cabo, regido por lei. Outros conselheiros (e o conselheiro José Leite já manifestou publicamente esta posição) acham que é possível sim fazer um serviço independente da tecnologia, porque o SCEMa trará o conceito de múltiplas plataformas. É uma discussão que ainda não está, nem de longe, fechada.

Notícias relacionadas
Caso o SCEMa saia até outubro, como previsto originalmente, ele pode coincidir com a publicação dos novos editais de TV paga. Caso contrário, é provável que os processos sejam tocados em paralelo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!