Vivo anuncia dois novos serviços de crédito pessoal

Loja Vivo
Foto: Divulgação

A Vivo anunciou nesta terça-feira, 16, dois novos produtos de crédito como parte da atuação da operadora como fintech: o parcela Pix e a antecipação do saque aniversário do FGTS

O parcela Pix trata-se de uma modalidade de pagamento em que é possível dividir em até 12 meses compras feitas com o método de pagamentos instantâneos. Segundo a operadora, é uma alternativa para quem não tem cartão de crédito, não quer comprometer seu limite ou precisa de crédito para comprar quando não há opção de parcelamento. O cliente paga as parcelas em uma fatura gerada no app Vivo.

Já a antecipação do saque aniversário do FGTS é um empréstimo que utiliza os recursos do saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço em contas ativas ou inativas com saldo positivo. No caso da Vivo, é possível retirar a partir de R$ 500 e antecipar o valor de até 10 anos do saldo disponível. 

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"Os dois novos serviços de crédito são pilares da estratégia da Vivo para essa vertical em 2024. A empresa solicitou ao Banco Central do Brasil licença para atuar como Sociedade de Crédito Direto (SCD), visando ter mais flexibilidade para oferecer novos serviços e reduzir custos", notou a operadora.

Vivo Pay

Os serviços são parte da estratégia da companhia de avançar na sua atuação como fintech. A companhia quer ser reconhecida como uma empresa de tecnologia e com atuação além da conectividade.

Entre março de 2023 e março de 2024, a companhia informou que suas receitas com serviços financeiros cresceram 29,4%, um montante total de R$ 425 milhões. 

"A área de serviços financeiros foi uma das primeiras na qual passamos a atuar e, por isso, é uma das mais maduras tanto sob o ponto de vista de evolução do negócio quanto dos serviços, o que nos deixa confiantes para avançar com novas ofertas na área de crédito", afirma o diretor da Vivo Fintech, Leandro Coelho.

Os planos da Vivo para avançar no mercado de fintechs incluem ainda a reunião de seus serviços sob a marca Vivo Pay, plataforma de soluções financeiras da empresa, e a unificação do acesso aos serviços pelo app Vivo.

Com isso, a empresa pretende explorar mais o aplicativo, que tem cerca de 22 milhões de usuários únicos e é o principal canal de interação dos clientes com a empresa.

Empréstimo pessoal

As duas novidades anunciadas hoje se juntam ao serviço de empréstimo pessoal que a empresa opera desde 2020, e que permite a contratação de valores entre R$ 500 a R$ 50 mil, além de ser alternativa para financiar smartphones e outros dispositivos adquiridos em lojas da empresa.

O empréstimo pessoal da Vivo totalizou R$ 420 milhões em carteira no primeiro trimestre de 2024, quase o dobro em relação ao mesmo período do ano anterior. O serviço registra mais de 55 mil contratações de crédito e receita superior a R$ 100 milhões em 2023.

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