Nextel inicia operação 4G no Rio de Janeiro

A Nextel iniciou nesta segunda-feira, 16, a operação da sua rede de quarta geração (4G) no Rio de Janeiro. A capital fluminense é a primeira cidade a receber a nova tecnologia da operadora. Foram instaladas 300 antenas cobrindo 19 bairros cariocas. "Achamos que é o suficiente para os nossos clientes terem uma primeira experiência com 4G", disse George Dolce, vice-presidente de marketing da Nextel. O lançamento a tempo da Copa do Mundo havia sido adiantado por este noticiário dois meses atrás.

Notícias relacionadas
A empresa criou um plano específico para quem quiser usar a rede 4G. O pacote custa R$ 129,99 e inclui, além do acesso à nova tecnologia, 4 GB de tráfego de dados, 400 minutos para chamadas para outras operadoras fixas e móveis, chamadas ilimitadas para Nextel e SMS ilimitado. "Temos uma cobertura competitiva de arranque e uma oferta comercial imbatível. Queremos repetir o sucesso que tivemos no 3G com o plano de R$ 99", disse Dolce.

A Nextel tem registrado mais de 100 mil novos assinantes 3G por mês, liderando as adições líquidas no País ultimamente. Cerca de 20% dos seus novos clientes são provenientes de outras operadoras. Eles vêm trazendo seus números, com a portabilidade numérica. O executivo espera que a rede 4G atraia ainda mais clientes dos concorrentes. Um grupo que pode se interessar são as pessoas que compraram o iPhone 5 nos EUA: o aparelho é 4G, mas não funciona na frequência de 2,5 GHz, usada por Claro, Oi, Vivo e TIM. Por outro lado, o aparelho consegue acessar o 4G na faixa de 1.800 MHz, adotada pela Nextel.

Em seu portfólio de aparelhos, a operadora tem entre modelos 4G o Samsung Galaxy S4 e os iPhones 5S e 5C. No caso destes dois últimos, a Apple já aprovou a rede 4G da operadora e vai liberar o acesso aos assinantes da Nextel na próxima atualização do iOS. Além disso, chegarão em breve dos novos modelos da Motorola compatíveis com 4G: as novas versões do Moto G e do Moto X.

Expansão

O próximo passo da Nextel na expansão da sua rede 4G será a região metropolitana do Rio de Janeiro e depois para o resto do Estado. A empresa também comprou licença para uso da faixa de 1.800 MHz em Minas Gerais e em estados do Nordeste. Mas só levará o 4G para localidades onde já tenha uma rede 3G instalada. A rede 4G da Nextel utiliza equipamentos da Huawei, mesma fornecedora da sua rede 3G.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!