Mediobanca e Intesa Sanpaulo oficializam saída da Telco

As financeiras italianas Mediobanca e Intesa Sanpaulo oficializaram nesta segunda, 16, sua saída da Telco, holding que controla a Telecom Italia com 22,4% das ações ordinárias. O exercício de dissolução da Telco foi realizado no primeiro dia da janela aberta pelo acordo entre a Telefónica e suas sócias italianas (Mediobanca, Intesa e Assicurazioni Generali) em setembro do ano passado, quando a espanhola aumentou sua participação no capital total da Telco para 66% através da compra de ações preferenciais (sem direito a voto) para acalmar os ânimos das italianas, que pressionadas pela desvalorização da Telecom Italia, pretendiam vender sua participação.

Notícias relacionadas
Com o exercício do direito de dissolução das participações de 7,3% que cada uma detém no capital total da holding maior acionista da Telecom Italia, Mediobanca e Intesa Sanpaulo passam a ter participação direta individual de 1,6% nas ações ordinárias, de controle, da operadora italiana. Em comunicado ao mercado, Mediobanca estima que a alienação de sua participação total (incluindo ações preferenciais e ordinárias), no preço atual de mercado das ações da Telecom Italia, renderiam um ganho de capital de 110 milhões de euros. Já a Intesa, também em nota, estima que a alienação apenas do 1,6% das ações de controle renda ganhos de capital, antes de impostos, de aproximadamente 35 milhões de euros.

A outra sócia, Generali, que detém 19,32% do capital total da Telco, não havia oficializado sua saída até o fechamento desta matéria, mas já havia confirmado o início do procedimento para dissolução da Telco na semana passada.

A dissolução da Telco cria um problema para a Telefónica, já que sua participação de 46,2% do controle da Telco se reverteria em uma participação direta no controle da Telecom Italia de cerca de 15%, tornando a espanhola a maior acionista da controladora da TIM no Brasil, o que apenas agrava a situação de participação cruzada na Vivo e na TIM, já expressamente vedada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!