Começa a valer a divisão do ICMS do comércio eletrônico entre Estados

A divisão da arrecadação do ICMS do comércio eletrônico entre os Estados comprador e vendedor começa a valer. O Congresso Nacional promulgou, nesta quinta-feira, 16, a Emenda Constitucional 87, corrigindo a distorção tributária que permitia o recolhimento de todo o imposto somente para o Estado onde está a sede da loja virtual.

Notícias relacionadas
O texto promulgado é o que foi modificado pela Câmara dos Deputados e que torna gradual a alteração nas alíquotas, atribuindo aos estados de destino 100% da diferença de alíquotas apenas em 2019. Até lá, vale a seguinte regra de transição: 20% para o destino e 80% para a origem (2015); 40% para o destino e 60% para a origem (2016); 60% para o destino e 40% para a origem (2017); e 80% para o destino e 20% para a origem (2018).

A matéria foi aprovada ontem tanto pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) quanto pelo Plenário do Senado, e os próprios parlamentares cobraram celeridade na promulgação. Para os senadores, a nova regra do ICMS para o comércio eletrônico é o primeiro passo para o fim da guerra fiscal entre os estados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!