Anatel fiscaliza compartilhamento de receita entre operadoras e provedores

A Anatel deu início a um processo de fiscalização de denúncia de um usuário sobre o compartilhamento de receita entre operadoras de telecomunicações e provedores de acesso à internet, conforme revelou o superintendente de Universalização da agência, Edmundo Matarazzo. Segundo ele, a fiscalização será realizada em todas as áreas de prestação do STFC e se a prática for constatada, serão abertos Procedimento para Averiguação para Apurar Descumprimento de Obrigação (PADOs) contra eventuais infratores.
Matarazzo lembra que o repasse de parte da receita auferida com as chamadas de Internet aos provedores de acesso é ilegal e demonstra simplesmente que seria necessário rever os valores das tarifas da telefonia fixa. Para o superintendente, este procedimento somente seria correto se envolvesse descontos para quem paga a tarifa em vez da repartição de receita com um terceiro, no caso, o provedor: ?apesar de toda a gritaria das concessionárias na época dos reajustes de tarifas, esta prática significa que simplesmente elas estão tendo lucro excessivo. Este lucro precisaria ser dividido com o assinante do serviço, e não com o provedor. Que tal então diminuir o valor da tarifa??, provoca Matarazzo.
Segundo apurou este noticiário, o compartilhamento estaria sendo adotado por pelo menos duas operadoras locais, a Telefônica e a Telemar, que negaram adotar tal prática. A Embratel, por sua vez, em março do ano passado, lançou proposta de repasse de receita de tráfego a provedores de Internet contratantes de seus serviços de telefonia local.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!