Com o lançamento do roaming automático pré-pago, anunciado nesta terça, 15, as operadoras GSM Oi e TIM, pretendem atrair mais clientes de alto poder aquisitivo para sua base. A idéia é eliminar todas as barreiras entre os dois serviços, de tal forma que o pagamento prévio ou posterior da conta seja apenas uma opção do cliente, como já ocorre em outros países. ?Na Europa, 80% dos clientes da TIM são pré-pago. E não são usuários de baixa renda?, explica o diretor de marketing da empresa no Brasil, Carlos Matos.
Com a novidade, a TIM e a Oi pretendem atingir principalmente usuários que costumam viajar com frequência, universitários,crianças e adolescentes usuários de seu sistema.
A Oi e a TIM Brasil também planejam oferecer o roaming internacional pré-pago. Mas esta facilidade exigirá esforços mais complexos, por envolver adequação entre suas plataformas e a de operadoras de outros países.
De acordo com Alberto Blanco, diretor de marketing da Oi, cerca de 80% de seus 1,720 milhão de clientes (números do final de março) são pré-pagos. A TIM Brasil não divulga seus números atualizados. No final do ano contava com 300 mil assinantes, dos quais mais da metade eram pré-pagos.