Publicidade
Início Newsletter Brasília e Uberlândia vencem prêmio Cidades Amigas da Internet em 2021

Brasília e Uberlândia vencem prêmio Cidades Amigas da Internet em 2021

Brasília e Uberlândia são as cidades ganhadoras do Prêmio Cidades Amigas da Internet de 2021, divulgado nesta terça-feira, 14, pela Conexis Brasil Digital e pela Abrintel. O prêmio reconhece as ações dos municípios para incentivar a implantação de infraestrutura de telecomunicações e a expansão da conectividade.

As duas cidades se destacaram no Ranking das Cidades Amigas da Internet 2021, que está em sua sexta edição. Uberlândia aparece na primeira colocação, entre um grupo dos 100 maiores municípios brasileiros em população, como a cidade que mais pontou nos quesitos considerados como legislação e prazo para licenciamento de antenas. Uberlândia repetiu a boa performance dos anos anteriores, se mantendo entre as top 3 do ranking.

Brasília, por sua vez, foi a cidade que mais evoluiu em relação ao ranking de 2020, ganhando 88 posições e passando a ocupar a 12ª colocação, depois de um processo de modernização de sua legislação. Porto Alegre é a capital mais bem colocada no ranking deste ano, ocupando o 3º lugar, atrás de Uberlândia (MG) e São José do Campos (SP). Em quarto lugar aparece Curitiba e em quinto Cascavel (PR).

Notícias relacionadas

“Ter uma legislação moderna, que incentive a instalação de infraestrutura de telecomunicações, prazos curtos e processos descomplicados para a obtenção de licenças para as antenas de celular e baixo custo de implantação são os principais quesitos que fazem uma cidade ser “amiga da internet”, avalia o presidente-executivo da Conexis, Marcos Ferrari.

“O resultado do ranking 2021 demonstra o esforço que várias cidades fizeram para discutir e aprovar novas leis locais para implantação de infraestrutura. Modernizar suas normativas, alinhá-las à legislação federal e desburocratizar os processos de licenciamento fazem parte da preparação das cidades brasileiras para receber os investimentos do 5G, que trará desenvolvimento econômico e poderá ajudar na redução da desigualdade social”, afirmou Luciano Stutz, presidente da Abrintel.

O Ranking das Cidades Amigas da Internet destaca entre os 100 maiores municípios brasileiros aqueles que oferecem um ambiente adequado à instalação de infraestrutura de redes de telecomunicações, como antenas e fibra óptica. Esta é a sexta edição do estudo, que têm mostrado avanços importantes de algumas cidades que já alteraram sua lei municipal ou já promoveram mudanças nos processos de licenciamento.

Por outro lado, o estudo revela que ainda há muitos municípios com leis desatualizadas e que demoram mais de um ano para licenciar a instalação de antenas, dificultando o avanço da conectividade, que é a base do desenvolvimento da economia das cidades e do bem-estar de seus cidadãos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile