Agência de segurança britânica teria ferramentas para alterar serviços de telefonia e Internet

A agência de inteligência e segurança britânica GCHQ estaria não apenas monitorando, mas também alterando serviços de comunicações como chamadas telefônicas, mensagens SMS, serviços over-the-top (OTT) como Skype e redes sociais como o Facebook. De acordo com documentos do ex-colaborador da agência de segurança norte-americana (NSA), Edward Snowden, publicados nesta segunda, 14, pelo site The Intercept, a intenção seria manipular a opinião pública por meio dessas plataformas.

Notícias relacionadas
O programa Warpath, por exemplo, permitiria "entrega em massa de mensagens SMS para suportar campanha de Operações de Informação". Com ele, a GCHQ poderia enviar mensagens com remetentes falsos. De maneira similar, o programa Badger permitia a mesma coisa, mas com e-mails. Mas havia ferramentas específicas também, como o Scrapheap Challenge, para usar endereços de e-mail falsos para alvos que utilizassem BlackBerry.

Imperial Barge era outro programa destinado a conectar dois telefones juntos em uma chamada. O Concrete Donkey tinha a habilidade de "espalhar uma mensagem em áudio para um grande número de telefones, ou repetidamente bombardear um número alvo com a mesma mensagem".

O Miniature Hero tinha outra função: monitoramento e gravações em tempo real do Skype, bem como o envio de mensagens bidirecionais e a coleta de dados de listas de contatos. Por sua vez, o programa Spring Bishop procurava fotos de "alvos" no Facebook, mesmo que fossem protegidas pelo usuário.

O documento, de julho de 2012, beira ao ridículo também, com recursos e tentativas exageradas de controle e monitoramento. Um deles é um programa específico (chamado de Underpass) para "modificar o resultado de votações online". Além disso, ferramentas como o Glitterball serviam para alterar capacidades online de games sociais, como o finado (inclusive na época do documento) Second Life.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!