Netflix registra melhora de 65% na velocidade da conexão da Comcast após acordo

Após a assinatura de acordo com a operadora norte-americana Comcast em fevereiro, a média de velocidade da empresa na conexão com a Netflix subiu 65% em três meses, segundo relatório ISP Speed Index da companhia de vídeos over-the-top (OTT) divulgado nesta segunda, 14. A média de velocidade da Comcast era de 1,51 Mbps em janeiro, deixando-a na 13ª posição nos Estados Unidos. Em março, a operadora subiu para a quinta posição, aumentando a velocidade média para 2,5 Mbps.

Notícias relacionadas
A informação, destacada em post no blog oficial da empresa, não entra no mérito de neutralidade de rede. Mas é um claro indício do resultado do acordo, que não foi bem aceito dentro da própria companhia. Logo após celebrar o contrato com a operadora, o CEO da Netflix, Reed Hastings, acusou a Comcast de degradar as conexões do serviço OTT aos seus usuários, obrigando a companhia a pagar um "pedágio" para poder entregar seu conteúdo com qualidade. Hastings citou um levantamento do jornal norte-americano The Wall Street Journal que alegava que a velocidade da Comscast em outubro era de 2,5 Mbps – o que indicaria que, agora, em março, o serviço foi "normalizado".

A reclamação, que foi direcionada também a outros provedores de Internet nos EUA, foi rebatida em seguida pelo vice-presidente executivo sênior da operadora americana AT&T, Jim Cicconi, que disse à época que "não existe almoço grátis", chamando Hastings de "arrogante". Na visão da tele, a OTT quer imputar à base total de clientes das operadoras os custos para entregar seu serviço de streaming aos assinantes da Netflix.

No post desta segunda-feira, a Netflix preferiu evitar comentários, resumindo-se a afirmar que está dedicada a investir para melhorar o streaming, trabalhando com os provedores de Internet (ISPs) para que a entrega de pacotes seja "fácil e evite congestionamento". A empresa oferece o programa Open Connect, que liga a infraestrutura das operadoras às redes de entrega de conteúdo (CDN) da OTT.

O índice de desempenho do serviço usa a base de mais de 44 milhões de usuários da Netflix no mundo. A velocidade registrada é a média de todos os streamings em cada rede das ISPs. Segundo a companhia, essa média é abaixo do pico de velocidade das conexões por conta das tecnologias de encoders e compactadores utilizados para entregar o vídeo, além de condições externas da infraestrutura.

Brasil

O ISP Speed Index também monitora a média de velocidade dos seis maiores provedores de Internet fixa no Brasil. Em março, a GVT manteve a melhor média (3,03 Mbps), seguida da Live TIM (2,92 Mbps), Net Virtua (2,31 Mbps), Algar Telecom (2 Mbps), Telefônica (1,45 Mbps) e Oi Velox (1,29 Mbps). Não houve diferença drástica nas velocidades dos ISPs brasileiros como aconteceu com a Comcast nos Estados Unidos, mas, observando o mesmo período de janeiro a março, todas as empresas aumentaram a média, exceto a Telefônica. O índice pode ser acompanhado clicando neste link.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!