Por mobilidade, operadoras de cabo europeias vão de MVNOs a redes de celular próprias

Qual o caminho das operadoras de TV a cabo em relação à mobilidade? Pelo menos no caso dos operadores europeus, está claro que o caminho vai bem além da oferta de conexões Wi-Fi. As estratégias variam de operadoras virtuais (MVNOs), aquisição de licenças para redes próprias de telefonia móvel, parceria com operadores de celular existentes e até uso de tecnologia de LTE em espectro não licenciado.

Notícias relacionadas
Algumas estratégias se destacaram durante o Cable Congress, evento dos operadores de cabo europeus que aconteceu esta semana em Amsterdã. A Liberty Global, maior multioperadora do mundo, com forte presença no mercado Europeu, anunciou planos de criar operadoras virtuais em vários países em que atua. O modelo é inspirado na experiência do Reino Unido, onde a Virgin Media, recém-adquirida pela Liberty Global, tem atuação no mercado móvel do reino unido como MVNO, operando sobre a rede da EE.

Outro modelo é o da operadora de cabo portuguesa Zon, que no ano passado se fundiu com a operadora de telefonia celular Optimus. Segundo José Pascoal, CTO da Zon, em três anos cerca de 30% dos clientes da operadora devem ser clientes de pacotes que incluem mobilidade. "Antes da fusão, tínhamos um acordo de operação virtual com a Vodafone e já havíamos percebido a importância de ter uma plataforma móvel. Após o acordo com a Optimus essa estratégia se intensificou", diz ele. A principal competidora da Zon é a Portugal Telecom, que controla a operadora móvel TMN.

A Kabel Deutschland, maior operadora de cabo da Alemanha, foi adquirida pela operadora móvel Vodafone e já tinha uma forte estratégia de oferta de pacotes combinados com telefonia celular.

Outra operadora com forte atuação como operadora virtual é a Ono, da Espanha, que agora adquiriu frequências de 2,6 GHz para iniciar uma rede própria de serviços LTE. Outras operadoras começam a estudar a aplicação de LTE sobre espectro não licenciado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!