Os ministros Eunicío de Oliveira (Comunicações) e Gilberto Gil (Cultura) assinaram na tarde desta segunda, 14, acordo de cooperação entre o Programa GESAC ? Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão, e o Programa Pontos de Cultura, do MinC.
O convênio prevê que todos os Pontos de Cultura tenham conexão à Internet em banda larga via GESAC. Com 500 kbps de conexão, os Pontos de Cultura poderão compartilhar o conteúdo multimídia por eles produzidos.
O GESAC, um programa de inclusão digital que começou a ser implementado no governo passado e teve a licitação renovada recentemente, tem 3,2 mil pontos de conexão via satélite. Estes pontos estão instalados em escolas (dois mil pontos estabelecidos em convênio com o Ministério da Educação), associações de moradores, creches, sindicatos e prefeituras. Já o Programa Pontos de Cultura, lançado no ano passado, deverá atender, na sua primeira fase, 262 pontos também em todo o país (62 já estão em funcionamento). O projeto propõe aos usuários dos Pontos de Cultura autonomia, protagonismo e apropriação das ferramentas de produção multimídia. Ainda este ano será feita uma segunda licitação para a contratação de mais 750 Pontos de Cultura. Cada Ponto de Cultura recebe R$ 185 mil para aquisição de equipamentos. Um outro convênio com o Programa Primeiro Emprego (Ministério do Trabalho e Emprego) permite a cada ponto receber 50 bolsas de estudo de R$ 150,00 para jovens da comunidade, com duração de seis meses.
Inclusão digital