Recorde: IX.br ultrapassa os 31 Tbps de pico de troca de tráfego de Internet

Foto: Reprodução/Rawpixel, por Freepik

O Brasil Internet Exchange (IX.br), sistemas de ponto de troca de tráfego ligado ao Comitê Gestor da Internet, bateu novo recorde na troca de tráfego: 31 Tbit/s de dados, um salto de 25% em relação ao mesmo período do ano passado, anunciou o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

O valor representa o volume total registrado nas 36 localidades onde o ponto de troca de tráfego (PTT) está presente no país. Só o IX.br de São Paulo (SP), por exemplo, que já era líder global nesse indicador, registrou 22 Tbit/s – 22% mais do que o mesmo período de 2023.

O PTT de Fortaleza (CE), que tem localização privilegiada pela proximidade com ponto de chegada de cabos submarinos dos Estados Unidos e da Europa, ultrapassou o Rio de Janeiro (RJ) e agora ocupa o segundo lugar em pico de tráfego e número de participantes entre as localidades do IX.br. Além disso, agora ambas as capitais estão no ranking dos dez maiores do mundo em pico de tráfego, com 4 Tbit/s.

Notícias relacionadas

Descentralização

De acordo com Júlio Sirota, gerente de infraestrutura do IX.br, apesar de São Paulo deter o maior volume global de troca de tráfego e número de participantes, houve uma redução na dependência desse PTT. "Antes, o IX.br de São Paulo concentrava 80% dos provedores de conteúdo. Atualmente, a proporção é de 67%. Isso sinaliza um processo de descentralização, com os provedores de conteúdo conectando-se a outros pontos de troca de tráfego".

Ainda segundo Sirota, o maior investimento por parte de empresas de transmissão de vídeo é um dos fatores que explicam o crescimento. "Há cada vez mais [serviços de] streaming ao vivo de jogos no país via internet, o que aumenta a quantidade de acessos", comentou.

Novos IX

Na prática, a descentralização promovida pela criação de novos data centers para troca de tráfego no Brasil se traduz, ao usuário final, na maior velocidade de conexão, além da latência reduzida. Um exemplo de novo PTT do IX.br criado para diminuir a dependência de São Paulo é o de Rio Branco (AC), inaugurado em abril. Também está prevista a ativação de PTTs em duas novas localidades: Feira de Santana (BA) e Caruaru (PE).

Segundo Sirota, Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e Brasília (DF) também estão no radar da entidade para "ampliações e ativações" de novos pontos de interconexão de redes (PIX). Os 36 Pontos de Troca de Tráfego ligados ao IX.br estão distribuídos em áreas metropolitanas das cinco regiões do País.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!