No Norte e Centro-Oeste predomina o acesso via rede celular

Pesquisa divulgada nesta quinta, 13, pelo Ipea mostra um fenômeno interessante em relação à banda larga no Brasil. A modalidade de acesso predominante (TV a cabo, DSL, modem da telefonia móvel, etc.) varia conforme a região do País. No Norte e no Centro-Oeste o acesso via modem da telefonia móvel supera todas as demais modalidades com 54,8% e 41,9% de share, respectivamente. Para o Ipea esse dado merece ser investigado com mais detalhe assim como o índice de 12,9% de acesso via satélite da região Norte, que para o órgão foi considerado baixo. "Todavia, a baixa densidade domiciliar do acesso à Internet na região Norte (20,7%) pode explicar essas proporções diferentes entre os tipos dos serviços na região", diz o Ipea.

Notícias relacionadas
Na região Sudeste, a maior parte (42%) das residências pesquisadas utiliza a TV a cabo como fornecedora da banda larga, seguida da Internet via linha telefônica que chega a 22% das casas. Aliás, no Brasil como um todo, cerca de um terço do acesso banda larga é prestado pelas empresas de TV a cabo. O que chama a atenção é que na região Sul apenas 5,5% das residências tem acesso banda larga pela TV Cabo. Naquela região, o acesso predominante é pelo ADSL (37%) seguida do acesso via rádio com 24%.

Qualidade

O serviço de banda larga de modo geral foi bem avaliado pelos consumidores; 69,1% têm uma "impressão positiva" do serviço. Na avaliação de qualidade por tipo de infraestrutura, o serviço de acesso à Internet via TV a cabo teve a melhor avaliação positiva (78,4%), enquanto o acesso à Internet via modem da telefonia móvel teve a pior (60,9%). Já o acesso via DSL teve 70,1% de avaliação positiva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!