Alguns fabricantes se adiantaram e anunciaram seus lançamentos de dispositivos móveis no início da noite de domingo, antes da abertura oficial do Mobile World Congress 2011, que acontece de 14 a 17 de fevereiro, em Barcelona, Espanha.
A Samsung, por exemplo apresentou o Galaxy S II, agora o mais fino smartphone do mundo com 8,49 mm de espessura, com tela Super AMOLED Plus touch screen de 4,3 polegadas, e o novo processador dual core Snapdragon de 1 GHz, da Qualcomm. O Galaxy S II tem o papel de substituir o Galaxy S, que de acordo com o presidente e chefe do negócio de comunicações móveis da Samsung, JK Shin, já vendeu 10 milhões de unidades em todo o mundo. Além de ser 1,1 mm mais fino que o Galaxy I e ter tela 0,3 polegadas maior, o Galaxy II vem equipado ainda com a versão 2.3 do Android (Gingerbread), suporte a redes HSPA+, NFC e câmera de 8 megapixels com flash LED capaz de gravar em full HD (1080 p).
Conteúdos
Tablet
A fabricante também anunciou a nova versão de seu tablet Galaxy Tab, com 10,1 polegadas (o mesmo tamanho do iPad, da Apple). O modelo tem processador dual-core de 1GHz, sistema operacional Android 3.0 (Honeycomb), câmera traseira de 8 megapixels com flash LED, câmera dianteira de 2 megapixels com suporte para redes HSPA+ e Wi-Fi n.
PlayStation Phone
Já a Sony Ericsson apresentou o há algum tempo esperado PlayStation Phone, que na verdade se chama Xperia Play. O dispositivo, que tem sistema operacional Android 2.3 (Gingerbread), será lançado pela norte-americana Verizon em março próximo, com jogos exclusivos embarcados. Até o final do ano deve ser lançada a PlayStation Store, para compra de jogos para o dispositivo. Será possível comprar inclusive jogos clássicos do PlayStation 1.
Também a partir de março devem começar a chegar ao mercado novos smartphones da família Xperia, que em 2010 somaram 10 milhões de unidades vendidas: o Xperia Arc, o Neo e o Pro, todos com Gingerbread. (* A jornalista viajou a convite da Qualcomm).