No segundo trimestre deste ano, o número de adições de acessos em banda larga nas redes das teles foi superior ao registrado nas redes de cabo. Dos 493 mil novos consumidores, 70% ingressaram nas redes de par trançado de cobre. O movimento deste trimestre foi inverso ao que aconteceu no trimestre anterior, no qual as TVs por assinatura abocanharam cerca de 60% das 300 mil adições. Os dados fazem parte levantamento anual Barômetro Cisco de Banda Larga, realizado pela IDC.
Na opinião de Pedro Ripper, presidente da Cisco, patrocinadora da pesquisa, essa inversão se deve ao fato de que no primeiro trimestre as empresas de TV por assinatura fizeram pesados investimentos para tornar suas redes bidirecionais e assim expandir a oferta de banda larga. No segundo trimestre, entretanto, as operadoras de telefonia reagiram com pacotes promocionais e como tem muito mais capilaridade conseguiram reverter o quadro. ?Onde tem rede de cabo, as operadoras têm boa participação. Uma coisa é certa, onde tem mais competição o preço tende a cair?, diz ele.
Os 493 mil novos consumidores representam um aumento de 8% em relação ao primeiro trimestre do ano e levam a uma base total de 6,54 milhões de usuários. Em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, o aumento foi de 35,9%. O presidente da Cisco diz estar satisfeito com o resultado da pesquisa. ?Foi positivo, mas sempre é possível melhorar. Os gargalos já são conhecidos: capilaridade da rede, competição limitada e carga tributária. Trabalhando nesses pontos o crescimento será maior?, acredita ele.
Mobilidade
Este é o primeiro ano que a pesquisa considera os acessos oferecidos pelas operadoras móveis, que já somam 250 mil. Ripper opina que esse será um meio de forte crescimento e um fator de ampliação da competição. ?No fundo, todas essas empresas disputam o mesmo cliente?, afirma.