Cidade paulista terá câmeras de segurança com reconhecimento de imagem

Águas de São Pedro, cidade do interior paulista a 200 Km de São Paulo, ganhará em breve um conjunto de câmeras de segurança pública integradas a um software de reconhecimento de imagem, que poderá alertar automaticamente quando forem notados comportamentos estranhos, tais como um carro andando na contramão. A novidade faz parte da segunda fase de um projeto capitaneado pela Telefônica/Vivo, junto com diversos parceiros, dentre os quais Ericsson e Huawei, que tem como objetivo transformar a pequena cidade de 3 mil habitantes em um case brasileiro de cidade digital inteligente. A primeira fase consistiu em prover infraestrutura de fibra ótica e 4G para a cidade, anunciada em abril pelo presidente da Telefônica/Vivo, Antônio Carlos Valente.

Notícias relacionadas
O parceiro tecnológico para o sistema de segurança já foi escolhido pela Telefônica/Vivo, mas ainda não pode ser divulgado. A intenção é botar o serviço em funcionamento a tempo da Copa do Mundo.

Estacionamento e iluminação pública

Outras duas novidades desta segunda fase do projeto em Águas de São Pedro consistem em dotar a cidade de sistemas inteligentes de estacionamento e de iluminação pública. No caso do estacionamento, cerca de 500 vagas no centro da cidade ganharão sensores no solo para identificar a presença de carros. A informação será transmitida sem fio para um gateway e deste, via fibra ou 4G, para um servidor, que por sua vez alimentará um aplicativo móvel para a orientação dos motoristas. Também serão instaladas lâmpadas vermelhas e verdes nas vagas, similares àquelas adotadas nas garagens de alguns shoppings, para distinguir vagas livres das ocupadas. Painéis serão instalados na entrada de cada rua informando a quantidade de vagas disponíveis.

No caso da iluminação pública, será feito um teste inicial em uma área delimitada da cidade, com cerca de 20 postes. A ideia é reduzir a iluminação quando não houver ninguém por perto e aumentar quando alguém se aproximar, graças a sensores de presença que serão instalados nos postes atuais. Se a iniciativa for bem recebida pela população, será estendida para outras áreas do município.

"O mais importante é que todos os serviços estarão ligados a uma mesma plataforma e poderão cruzar informações. Trata-se da mesma plataforma que usamos na cidade espanhola de Santander", explica Eduardo Koki Iha, gerente da divisão de smart cities da Telefônica Vivo. A empresa quer usar São Pedro das Águas como vitrine para promover sua solução de cidades inteligentes para outros municípios.

Iha participou nesta segunda-feira, 12, do evento Rio Wireless, no Rio de Janeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!