WiFi se consolida como a opção wireless para operadores de cabo nos EUA

Nem 3G, nem WiMax, nem operadoras virtuais. Quando se fala em integração com o mundo wireless a aposta das operadoras de TV por assinatura nos EUA é, claramente, a boa e velha tecnologia WiFi. Esse foi o tom de um painel sobre a convergência wireless realizado durante a NCTA Cable 2010, principal evento de TV paga dos EUA. É claro que aqueles operadores que se associaram à Clearwire (operadora de WiMax) na oferta de serviços 4G, como a Time Warner Cable e a Comcast, defenderam a parceria, mas o que tem realmente dado resultados é o WiFi.
Outro aspecto importante colocado pelos operadores foi o desenvolvimento de aplicações que permitam a interação com a programação, seja por meio de guias eletrônicos de programação disponíveis no celular, seja por meio de recursos de programação remota dos DVRs.
Para Stephen Bye, diretor de tecnologias da Cox, "assim como a telefonia foi uma grande oportunidade, também tem sido o uso do WiFi como possibilidade de novos serviços". Para os operadores de cabo, com a popularização de dispositivos com conexão WiFi, como tablets, notebooks e mesmo smartphones, as redes wireless abriram a possibilidade de levar conteúdos até onde não era possível. Assim, a distribuição de conteúdos sob demanda para serem levados pelos próprios usuários e não necessariamente para serem assistidos na tela da TV se tornou uma realidade.

Notícias relacionadas
As operadoras de cabo não acham que perdem espaço com o desenvolvimento, pelas empresas de celular, de femtocells. "As femtocells são o caminho para as operadoras de celular conseguirem o que estamos conseguindo hoje com o WiFi", disse Mike Roundi, diretor da área de wireless da Time Warner Cable. "Pensamos em wireless de maneira diferente, porque achamos que este é um feature para os nossos pacotes de serviço, não um produto separado. O nosso serviço não pode acabar na porta do usuário", disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!