Revitalização da Telebrás traz de volta fantasma do PISP

Nem bem tomou posse, o novo presidente da Telebrás, Rogério Santanna, já pode ser forçado a resolver um dos maiores dilemas da estatal: se mantém ou não (e por quanto tempo) o Plano de Indenização por Serviços Prestados (PISP). Criado na época da privatização, o PISP nada mais é do que uma espécie de Plano de Demissão Voluntária (PDV) com o objetivo de estimular que os servidores deixassem a estatal para migrar para a iniciativa privada. O detalhe mais intrigante dessa história é que o PISP é uma legítima "jabuticaba": este é o único PDV de uma empresa estatal que se tem notícia no mundo.
Em 11 de setembro de 2009 este noticiário antecipou que a existência do plano de indenização poderia atrapalhar os planos de uso da Telebrás no Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). Ao todo, estima-se que o pagamento das indenizações aos mais de 180 funcionários que ainda estão lotados na estatal – embora cedidos a outros órgãos – chegue a R$ 34 milhões. O valor é pequeno, considerando que atualmente a Telebrás possui em caixa cerca de R$ 280 milhões, restantes da capitalização feita há dois anos pelo governo.
A dúvida agora é com relação ao fato de que, sem ter mais a previsão de ser extinta, a Telebrás não tem mais razão de manter em vigência o PISP. Mais cedo ou mais tarde o assunto viria à tona, mesmo que a estatal fosse liquidada. Isso porque o Tribunal de Contas da União (TCU) já emitiu acórdão pedindo que o governo avaliasse a conveniência de extinguir o plano de indenização, uma vez que 12 anos se passaram desde a privatização e o incentivo não se justifica mais.

Notícias relacionadas
Escolha
O dilema foi antecipado com a confirmação de que a Telebrás não só se manterá ativa como terá como função o gerenciamento das redes estatais de fibras ópticas das empresas de energia elétrica. Para reestruturar a companhia, o presidente da estatal estima que serão reintegrados 15 engenheiros e 45 funcionários administrativos cedidos a outros órgãos, especialmente à Anatel. O problema é que, uma vez reintegrados a uma empresa que não mais será extinta, esses funcionários podem perder o "benefício" do PISP.
Segundo o diretor superintendente da Telebrás, Manoel Moreira, a saída prevista no momento é chamar cada um dos funcionários para decidir se querem deixar a Telebrás (e receber o PISP) ou abrir mão do ressarcimento, permanecendo nos quadros da estatal. "Vamos dar a escolha individual de pedir demissão ou ficar e renunciar ao PISP", afirmou. Como temiam algumas autoridades do governo, em especial do Ministério das Comunicações, essa escolha pode gerar uma debandada de servidores da estatal, prejudicando não apenas a Telebrás, mas também a Anatel, que tem muitos funcionários da estatal em cargos importantes, como gerências e superintendências. Por isso, dentro da empresa há quem defenda que esse assunto só seja resolvido no próximo ano, dando um respiro para que a estatal seja revitalizada antes da extinção do PISP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!