O CPqD anunciou nesta quarta-feira, 12, parceria com a fornecedora norte-americana de semicondutores GigOptix para a criação de uma nova empresa de componentes fotônicos para sistemas óticos de alta velocidade. Batizada de BrPhotonics, a nova empresa irá desenvolver e comercializar componentes para sistemas acima de 100 Gbps para o mercado interno e para exportação.
A BrPhotonics terá sede em Campinas (SP) e proporcionará transferência de conhecimento, propriedade intelectual e de tecnologias desenvolvidas entre o CPqD e a GigOptix. Entre as novidades, será trazida ao mercado nacional a tecnologia de filme fino de polímero sobre silício (TFPS, na sigla em inglês). A linha de produção da norte-americana será também transferida de Washington para o Brasil. Em troca, a empresa brasileira permitirá o uso da tecnologia de fotônica em silício (SiPh), do encapsulamento ótico e de recursos de projeto e testes na área.
A composição acionária está dividida entre 51% para o Brasil e 49% para a companhia dos Estados Unidos, que atuará como agente de marketing e distribuidora exclusiva dos produtos da nova empresa no mercado global. Para o mercado interno, as vendas serão realizadas diretamente pela joint-venture. Em comunicado, o CPqD afirmou que recebeu apoio do governo brasileiro para a criação da BrPhotonics.
O portfólio da joint-venture incluirá plataforma DP-QPSK de 100 Gbps no formato de encapsulamento CFP2 com integração de um modulador TFPS. A previsão é de incluir produtos baseados na plataforma CP4, que a empresa afirma que é mais compacta e com menor consumo energético, para transmissões de 100 Gbps a 400 Gbps. A alta capacidade é para a demanda por aplicações na nuvem, entretenimento on-demand (como streaming de vídeo) e pelo processamento de Big Data.