BNDES amplia participação em projetos de telecom

O pacote de mudanças nas linhas de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para enfrentar a falta de crédito no País irá beneficiar as empresas atuantes nos setores de infraestrutura, incluindo telecomunicações. A mudança que poderá ser aproveitada pelas teles é a ampliação da participação do banco em projetos de financiamento de bens de capital. O limite de participação, que era de 60%, passa agora a ser de 80%.
A flexibilização não vale para empréstimos comuns do banco, uma vez que a intenção é garantir a continuidade das expansões já planejadas pelas companhias. O benefício, no entanto, custará um pouco mais caro às empresas que quiserem o apoio financeiro do banco de fomento. A correção do empréstimo, antes feita apenas pela Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), será acrescida em 2,5% ao ano. A TJLP está em 6,25%.
O aumento do custo se deve ao fato de que a folga no caixa do BNDES que permitiu a expansão das linhas de financiamento e a mudança das regras foi gerada por um "empréstimo" do Tesouro Nacional de R$ 100 bilhões. Por não se tratar de uma verba do próprio BNDES, a instituição terá remunerar o Tesouro com um spread básico e parte desses custos está sendo repassado aos novos projetos.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!