IAB lança guia de boas práticas para mobile advertising

O IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), associação que reúne agências e veículos de mídias interativas, lançou nesta quinta-feira, 12, um guia de boas práticas em mobile marketing em parceria com a MMA (Mobile Marketing Association). "São recomendações gerais, conceitos de métrica, glossário e padrões. É um documento produzido pela MMA que traduzimos e estamos disponibilizando. À medida que o mercado evolua e demande customizações, faremos alterações considerando a realidade brasileira", diz Abel Reis, presidente da AgênciaClick e do Comitê de Mobile Marketing, recém-criado pelo IAB. O lançamento do guia e o evento "Tudo o que você gostaria de saber sobre Mobile Marketing, mas não tinha a quem perguntar", também nesta quinta-feira, são as primeiras ações do comitê para o mercado. "A missão do comitê é fortalecer o planejamento de mídia mobile no Brasil, queremos que ela se torne um número visível no mix de investimento dos anunciantes", destaca Reis. Segundo ele, o comitê está empenhado em promover ações educativas em mobile marketing, explicando como funciona e como se organiza o segmento; em acompanhar a evolução da audiência; e em criar grupos de trabalho e divulgar cases e melhores práticas para o amadurecimento do mercado.
Dados
O presidente do comitê de mobile marketing do IAB mencionou a possibilidade de mensuração e segmentação da base e apresentou números para justificar o potencial do celular como mídia: segundo a Anatel, existem hoje no Brasil 147 milhões de linhas habilitadas e, de acordo com a Nielsen Mobile, 11 milhões de usuários acessam mensalmente a internet ou e-mail nos celulares. "A chegada do 3G e de equipamentos mais avançados podem fazer a audiência do celular superar a da TV por assinatura", estima.

Notícias relacionadas
Em 2008, a MMA incluiu a América Latina em seu estudo anual "Mobile Attitude and Usage Study" e os resultados mostram que o consumidor brasileiro está receptivo ao mobile marketing: 74% dos entrevistados mostraram interesse alto ou moderado em receber este tipo de publicidade; 72% estão dispostos a integrar as listas de permissão das operadoras; 57% dos usuários já interagem em concursos e votações; 41% fazem download de ringtones, wallpapers ou jogos baseados em livros ou músicas; 45% têm interesse em receber informações sobre novos produtos e serviços; e 38% em receber anúncios de produtos ou serviços. O mercado nacional movimentou cerca de R$ 150 milhões no ano passado e a expectativa é que os investimentos cresçam aproximadamente 50% neste ano.
O guia de boas práticas está disponível para download no seguinte endereço: www.telaviva.com.br/arquivos/Instrucoes_de_Publicidade_Movel.pdf ou na homepage do site TELETIME.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!