Contrato com Telebras garante à Defesa uso da banda X do SGDC

A Telebras e o Ministério da Defesa assinaram nesta quinta-feira, 11, contrato de cessão de direitos de uso futuro de infraestrutura do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) para a banda X, que será destinada para as comunicações militares.

Notícias relacionadas
O SGDC é um projeto estratégico nacional desenvolvido pela Telebras, junto com os Ministérios das Comunicações, da Defesa e da Ciência e Tecnologia. O satélite irá operar em duas bandas: a banda X, que será utilizada para uso militar pelo Ministério da Defesa; e a banda Ka, que será operada pela Telebras para garantir a segurança das redes de governo e para ampliar o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) às regiões mais isoladas, como a Amazônia e o Nordeste brasileiros.

Atualmente o satélite está em fase de construção na França, pela empresa Thales Alenia Space, que venceu a seleção internacional de fornecedores, promovida pela Visiona Tecnologia Espacial, joint-venture da Telebras e Embraer que atua como empresa integradora do projeto SGDC.

Além da construção do satélite, as empresas vencedoras da seleção internacional se comprometeram, em contrato, a promover a transferência de tecnologia para o Brasil, com vistas a alavancar a indústria espacial brasileira neste setor. A adesão ao Plano de Absorção e Transferência de Tecnologia foi condição obrigatória aos fabricantes interessados em fornecer o satélite para o Sistema SGDC. A execução do Plano de Absorção e Transferência de Tecnologia está sendo conduzida pela AEB (Agência Espacial Brasileira). A empresa Arianespace será a lançadora do satélite, com lançamento previsto para 2016, na base espacial da Guiana Francesa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!