A Telebras e o Ministério da Defesa assinaram nesta quinta-feira, 11, contrato de cessão de direitos de uso futuro de infraestrutura do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) para a banda X, que será destinada para as comunicações militares.
O SGDC é um projeto estratégico nacional desenvolvido pela Telebras, junto com os Ministérios das Comunicações, da Defesa e da Ciência e Tecnologia. O satélite irá operar em duas bandas: a banda X, que será utilizada para uso militar pelo Ministério da Defesa; e a banda Ka, que será operada pela Telebras para garantir a segurança das redes de governo e para ampliar o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) às regiões mais isoladas, como a Amazônia e o Nordeste brasileiros.
Atualmente o satélite está em fase de construção na França, pela empresa Thales Alenia Space, que venceu a seleção internacional de fornecedores, promovida pela Visiona Tecnologia Espacial, joint-venture da Telebras e Embraer que atua como empresa integradora do projeto SGDC.
Além da construção do satélite, as empresas vencedoras da seleção internacional se comprometeram, em contrato, a promover a transferência de tecnologia para o Brasil, com vistas a alavancar a indústria espacial brasileira neste setor. A adesão ao Plano de Absorção e Transferência de Tecnologia foi condição obrigatória aos fabricantes interessados em fornecer o satélite para o Sistema SGDC. A execução do Plano de Absorção e Transferência de Tecnologia está sendo conduzida pela AEB (Agência Espacial Brasileira). A empresa Arianespace será a lançadora do satélite, com lançamento previsto para 2016, na base espacial da Guiana Francesa.