Colômbia foca políticas públicas em desenvolvimento das TICs

Durante o Painel TELEBRASIL, realizado na quarta, 10, em Brasília, a ex-ministra de Tecnologia da Informação da Colômbia, senadora Maria del Rosário Guerra, apresentou a experiência colombiana de uma política de fomento das tecnologias de informação e comunicação (TICs) que vem sendo implantada há oito anos. Em 2007, destacou Maria del Rosário Guerra, o país tomou a decisão de que os fundos de universalização não poderiam mais ser usados pelo governo. Ao contrário do que acontece no Brasil, onde o FUST nunca foi destinado ao seu verdadeiro objetivo, na Colômbia esses recursos não podem ficar no caixa do governo.

Notícias relacionadas
Em 2009, a Colômbia estabeleceu uma legislação com regras para acesso prioritário a infraestruturas públicas, direitos dos usuários, parâmetros de competição, uso eficiente do espectro, políticas de governo eletrônico e princípios de neutralidade tecnológica. A Colômbia teve um significativo avanço no ranking de competitividade medido pelo Fórum Econômico Mundial, segundo a senadora. "Foi dada uma prioridade às TICs, com vontade política. E mesmo com três trocas de ministros desde então, as políticas foram mantidas".

O país ainda vê desafios na regionalização da banda larga, a educação de sua população para o uso intensivo das TICs, a simplificação regulatória (com a consolidação de diferentes entes reguladores). Para 2018, o país definiu como metas o avanço na indústria de apps, a desburocratização por meio das TICs, dobrar o mercado de tecnologia de informação e levar a tecnologia 4G a todo o território nacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!