Muito se fala sobre a popularização dos smartphones e dos aplicativos móveis, mas o mercado de mensagens de texto (SMS) continua a crescer no Brasil. A integradora Pure Bros registrou no primeiro trimestre 495 milhões de SMS trafegados, o que representa um crescimento de 35% frente ao mesmo período de 2010. Vale destacar que o número não inclui mensagens com comandos errados. Quando consideradas apenas as mensagens tarifadas, o volume aumentou 31% no mesmo intervalo de tempo, alcançando 66 milhões entre janeiro e março deste ano e gerando uma receita de aproximadamente R$ 30 milhões. O resultado financeiro da empresa também evoluiu: o lucro operacional do primeiro trimestre foi 130% maior que o registrado no mesmo período do ano passado, mas a empresa não abre o número absoluto.
De acordo com Fernando Dias, presidente da Pure Bros, o crescimento no volume de mensagens se deve a vários fatores, dentre os quais uma reformulação no billing da integradora e o aumento do investimento por parte de seus parceiros. Estes recebem visitas de técnicos da Pure Bros a cada quatro meses para checagem e auxílio no billing, revela o executivo.
Dias comenta que no segundo semestre do ano passado o mercado brasileiro sentiu uma queda em razão das regras mais rígidas de opt-in exigidas pela Anatel e pelas operadoras, mas depois se recuperou. "Houve uma arrancada no começo do ano", relata o presidente da companhia.
A Pure Bros lançou uma nova plataforma para a criação de ações de interatividade por empresas de mídia, a "Pure Content". A diferença frente à oferta anterior é que o layout e a usabilidade estão mais simples, com acesso via web. A ferramenta permite que emissoras de TV criem diversos serviços de SMS, como votações, pesquisas, desafios de quiz e teletextos na tela.
Neste mês, a Pure Bros Brasil completa cinco anos de existência. A empresa pertence, junto com a BeWireless, ao grupo Watermelon.