Minicom cria glossário para termos do decreto

Um detalhe importante do decreto publicado nesta quarta, 11, com a política de telecomunicações do governo, é a exposição de motivos que o acompanha. Trata-se de um trabalho de orientação, sem nenhuma função legal, mas que é um documento oficial a ser observado pela Anatel. A exposição de motivos traz consigo um glossário com a definição de vários dos termos utilizados no texto, e é sobre estas definições que, provavelmente, a Anatel e o Minicom trabalharão ao detalharem os documentos de execução da política. Um arquivo compactado com uma cópia do decreto, da exposição de motivos e do glossário pode ser obtida por download no endereço www.teletime.com.br/arquivos/politica.zip.

Definições

As duas definições mais relevantes do glossário são aquelas sobre o que o Minicom entende como "modelo de custo de longo prazo" e sobre o que é o "modelo de teto de preços". Na definição econômica do modelo de custo de longo prazo, o ministério dá a entender que a adoção de uma metodologia de custo incremental não está descartada. "Normalmente, para a definição de tarifas de interconexão e de disponibilização de elementos de rede, aplica-se a alocação incremental a partir de uma determinada demanda adicional por esses serviços levando-se em conta os custos ocasionados", diz o glossário do Minicom.

Notícias relacionadas
Na questão do modelo de teto de preços, utilizado para cálculo das tarifas de público, o Minicom deixa claro no seu glossário que sua idéia é que seja estabelecido um índice, provavelmente um índice setorial, que servirá para calcular o teto. Também está claro que deste índice será descontado um fator de produtividade (um fator X, como o utilizado no setor de energia). Textualmente, o Minicom leva em consideração como fator de produtividade a relação linhas/funcionário, por exemplo. Trata-se de um dado importante, já que a Fittel (Federação dos Trabalhadores em Telecomunicações), com forte influência no ministério, manifestou-se publicamente em relação à ausência de mecanismos de proteção aos empregos setoriais na política do Minicom.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!