Portabilidade de números móveis cai 33% no primeiro trimestre

Foto: Freepik

A ABR Telecom (Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações), entidade administradora responsável pela portabilidade numérica, divulgou o primeiro relatório trimestral de 2024.

No trimestre inicial do ano, 1,16 milhão de trocas foram demandadas por titulares de telefones móveis. Isso indica queda de 33% em um ano, pois no mesmo período de 2023, eram 1,73 milhão de trocas de operadoras de celular via portabilidade numérica.

Já na telefonia fixa foram 336,46 mil números portados. Isso é queda de 21%, em comparação aos três primeiros meses de 2023.

Notícias relacionadas

Ao todo, a entidade apurou que 1,50 milhão de trocas de operadoras foram concluídas no primeiro trimestre de 2024 (janeiro a março), na soma da telefonia móvel e fixa. Na soma das duas modalidades, houve uma queda de 660 mil números portados, cerca de 30% a menos

O modelo de portabilidade numérica no Brasil, definido pela Anatel, determina que as trocas devem ser solicitadas pelos usuários sempre dentro do mesmo serviço – isto é, de móvel para móvel ou fixo para fixo, e na área de alcance do mesmo DDD. Desde 2008, 91,56 milhões de transferências de números nas duas modalidades foram realizadas no Brasil.

(Edição de Henrique Julião)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!