A TransferWise (Android, iOS), empresa de pagamentos e transferências internacionais, movimentou, no Brasil, mais de R$ 32 bilhões desde 2016, quando começou sua operação em terras brasileiras. O País está entre os cinco maiores mercados da plataforma e, atualmente, opera mais de 40 moedas diferentes. E a média de transferência é de US$ 1 mil.
Globalmente, a plataforma possui 9 milhões de clientes.
Em sua participação no 5×5 TecSummit, evento virtual que tratou o setor financeiro nesta quinta-feira, 10, Heloísa Sirotá, country manager no Brasil da TransferWise, explicou que uma transferência em uma instituição financeira tradicional leva, em média, cerca de três dias. Em sua plataforma, é possível acontecer em menos de 24 horas. No Brasil, esse tempo de espera foi alcançado, 10% das transações já acontecem em menos de uma hora e "algumas", em alguns segundos. "Em determinados países, como a Inglaterra, a gente já consegue fazer a maioria das transações em menos de uma hora e a gente quer chegar com esse padrão no Brasil também", disse a country manager. Segundo a executiva, a TransferWise é, em média, três vezes mais barata do que um banco tradicional.
Atualmente, a TransferWise é uma correspondente cambial e atua com dois parceiros. Mas, nesse ano, a plataforma conseguiu do Banco Central a autorização para constituir uma operadora de câmbio. "Muito em breve estaremos operando sem parceiros, diretamente e esperamos baixar o preço ainda mais", comemorou Sirotá.