Na opinião do diretor de planejamento estratégico da Oi, João de Deus Pinheiro de Macedo, em 2010 não só a Oi mas o mercado como um todo começará a rentabilizar os seus acionistas. O executivo explica que até agora todo o caixa gerado pelas operadoras móveis foi reinvestido ou usado para diminuir a dívida. "Acredito que em 2010 começa um novo ciclo".
O executivo listou uma série de realizações da companhia em 2009, sendo que a principal foi a integração não apenas das redes, mas também entre as culturas da Brasil Telecom e da Oi em que os melhores talentos das duas empresas foram aproveitados. "2009 foi um ano de carga pesada. Juntamos as duas companhias, estendemos a operação móvel para São Paulo, onde já temos 4 milhões de clientes e uma participação de 11% do mercado", afirmou, ressaltando que a operação foi contruída do zero. O estado de São Paulo superou os 100% de penetração, feito que a Oi acredita ter sido responsável. Antes da entrada da Oi, o estado de São Paulo tinha uma penetração inferior que outros estados menos ricos.
João de Deus disse que a cobertura móvel da região da Brasil Telecom teve um aumento de 30% a 40%, e destacou a concentração do core da rede em um único fornecedor e múltiplos fornecedores na rede de acesso. "Assim diminuímos a interface tecnológica no core e criamos competição nas pontas", explica ele. João de Deus também mencionou a extensão do modelo de venda de chip alone para a região II, o crescimento acelerado do nível de ocupação da rede 3G e a cresça da companhia que a banda larga pela rede 3G não é uma solução para acesso fixo. "Pelo custo e pelas limitações do espectro, não parece compatível com a possibilidade de banda larga de forma fixa", afirma. O executivo foi ouvido no Fórum Telequest que aocnteceu nesta quinta, 10, em São Paulo.
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