Modelo de produção é uma incógnita na TV móvel

Qual será o modelo de produção de conteúdo para a TV digital móvel? Essa foi uma das questões apontadas pelos participantes do debate sobre TV digital que aconteceu nesta quarta-feira, dia 10, durante o 5° Tela Viva Móvel. Enquanto uns apostam na produção prévia do conteúdo, outros acreditam que os produtores (tanto os independentes quanto as próprias empresas radiodifusoras) só começarão a investir em conteúdo quando a distribuição do mesmo estiver garantida. "Não vejo desenvolvimento de produtos novos aqui. Há poucas alternativas para a incubação de conteúdo no Brasil, e esse modelo terá de ser revisto para que se pense em TV digital móvel?, diz Adalberto Vianna, consultor de empresas de telecomunicações e ex-executivo de diferentes empresas da Globo, da Americel e do SBT, após lembrar a experiência com a TV por assinatura, que teve seu início exatamente no sentido inverso, o de produzir primeiro e encontrar canais para a distribuição depois.
Por um lado, a produção de conteúdo demanda tempo e investimento, e as produtoras e empresas de radiodifusão podem não estar dispostas a assumir o risco de produzir e não ter canais para a distribuição dos produtos. "As operadoras não vão investir na viabilização enquanto não houver garantia de conteúdo. Por outro lado, os produtores não vão gastar cerca de seis meses desenvolvendo o projeto de um programa sem garantias de que terão os meios para distribui-lo?, afirma Roberto Franco, diretor de tecnologia do SBT.
Ele afirma que além da necessidade de meios para a distribuição, também é necessário que aconteça uma auto-regulação do mercado, na qual operadoras e radiodifusores encontrem o seu papel na TV digital móvel. ?Os participantes dessa cadeia precisam ter garantias de que quando esse mercado nascer e se desenvolver, todos eles terão acesso a ele de forma isonômica?, diz.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!