Uma comitiva brasileira viaja no próximo sábado, 11, à cidade francesa de Cannes para acertar os detalhes da contratação da Thales Allenia Space para construir o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicação (SGDC). A comitiva, que fica uma semana na França, é formada por representantes de cada órgão envolvido no SGDC.
Segundo apurou este noticiário, o objetivo da viagem é acertar detalhes relativos à especificação do satélite e ao cronograma. Também está na pauta das reuniões o acerto de como será a participação dos cerca de 30 engenheiros brasileiros que acompanharão a construção do satélite.
O contrato com a Thales foi assinado no dia 12 de dezembro e, segundo informa uma fonte, as reuniões na França marcam o início da parte prática do trabalho.
Baseado na plataforma Spacebus 4000, o SGDC levará duas cargas úteis, uma com 50 transponders em banda Ka, oferecendo taxa de transferência de até 80 Gbps, e a outra com 7 transponders em banda X. O satélite pesará cerca de 5,8 toneladas na decolagem e oferecerá mais de 11kW de potência. A construção deve ser concluída em 2016.
O contrato também inclui um centro de controle e de missão, juntamente com posicionamento orbital, teste de aceitação em órbita e suporte operacional, precedido de um programa de treinamento completo para os operadores brasileiros.