A Telefônica atingiu na tarde desta quinta, dia 9, a marca simbólica de 10 mil assinantes instalados em sua rede de acesso em fibra óptica (FTTH). É pouco se comparado aos 400 mil homes passed da rede óptica, ou os 3,5 milhões de usuários de banda larga por ADSL. Mas é o equivalente ao que a Telefônica registrou no seu primeiro ano do serviço Speedy. O ritmo de expansão da base de clientes em redes de fibra está em 2 mil clientes por mês. A expectativa é que em cinco anos a base de usuários com acesso por fibra supere a marca de 1 milhão.
Expansão
A expansão da rede e dos assinantes conectados à rede de FTTH continuará entre as prioridades de 2011. A novidade é que deve ser retomada, com vigor, a estratégia de expansão dos serviços de TV por assinatura, por meio não só da rede de fibra, mas também cabo, onde houver rede disponível, e DTH. Em 2010, a operadora optou por não enfatizar as vendas de TV paga, o que levou a uma pequena perda de base no ano em que a indústria bateu recordes de expansão.
Mercado