Parceria entre Dell e Inatel visa tecnologia para Open RAN e 5G

Foto: Pixabay

A Dell Technologies e o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) firmaram parceria para pesquisas em tecnologias para Open RAN em 5G. Mais especificamente, para a tecnologia de controle inteligente da rede de acesso (RIC, na sigla em inglês), executando aplicações para automatizar o controle, otimizando a eficiência da camada com base em inteligência artificial e aprendizado de máquina. 

Segundo informou a companhia ao TELETIME, a parceria é feita no âmbito de pesquisa e desenvolvimento prevista na Lei nº 8.248/1991 e têm o propósito de construir, analisar e criar ferramentas e inovações com a arquitetura Open RAN e 5G. Desta forma, espera que o projeto gere protótipos que possam servir de referência no mercado. 

Em comunicado, o diretor de arquitetura para enterprise da Dell Technologies, Gerson Freire, afirmou que a empresa investe na tecnologia por entender haver "muito potencial em sua utilização por parte das operadoras de serviços móveis, sendo que a aplicação de técnicas de inteligência artificial na rede de acesso pode trazer grandes benefícios em termos de automação das operações e consequente melhoria da experiencia para o cliente final". 

Notícias relacionadas

Para automatizar o controle, as pesquisas deverão criar e executar aplicações (conhecidas como xApps) para a RIC. Além dos estudos, testes e experimentação de soluções devem ser conduzidos, com uma prova de conceito de aplicação xApp RIC para Open RAN. De acordo com a Dell, a previsão é que o projeto com pesquisadores da comunidade acadêmica do Inatel e de especialistas da equipe técnica da própria empresa seja concluído até março de 2023.

Esta nova parceria com o Instituto de Santa Rita do Sapucaí (MG) não é a única ação com a Dell Technologies e foco em Open RAN. Em março deste ano, o Inatel inaugurou laboratório do programa Open Field em conjunto com o Telecom Infra Project (TIP), liderado pela Meta (Facebook), e utilizando servidores da fornecedora de tecnologia como parte da infraestrutura. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!