A Telemig apresentou nesta terça, 9, seus resultados financeiros referentes ao segundo trimestre, registrando um Ebitda de R$ 108 milhões, o que significa margem de 40,9% no período. Além de ser a única operadora com margem acima de 40%, a Telemig conseguiu ainda elevar essa margem 0,8 ponto percentual em relação ao primeiro trimestre de 2005. De acordo com o presidente da Telemig, Ricardo Grau, a empresa optou pelo equilíbrio entre crescimento da base e lucratividade, e assim obteve bom resultado em comparação com as demais operadoras. A margem Ebitda era de 45% no segundo trimestre de 2004 e a base de usuários cresceu 18% no ano.
"Fazer uma margem de 44% no cenário atual de competição mais acirrada significaria não crescer", afirma Grau. Para ele, as operadoras partiram para uma competição predatória ao optar por crescer a base de clientes e sacrificar as margens, citando caso da Claro que cresceu cerca de 45% da base nos últimos 12 meses e apresentou uma margem Ebitda negativa de 10%. "Essas empresas fazem filantropia; e, se continuar assim, farão autofagia", ironiza.
A Telemig optou por controlar os gastos, e as despesas com marketing e vendas ficaram pouco abaixo dos R$ 53,6 milhões do primeiro trimestre, em R$ 53,3 milhões no trimestre entre os meses de abril a junho, período que contempla duas das principais datas comerciais: o Dia das Mães e o Dia dos Namorados. Na comparação ano a ano, os gastos aumentaram cerca de 34,4% (R$ 39,6 milhões em 2004). O Arpu foi de R$ 26,9 (R$ 35,8).
Balanço