A operadora europeia Vodafone e a Meta (controladora do Whatsapp, Instagram e Facebook) anunciaram esta semana um acordo de otimização dos vídeos curtos exibidos pelas plataformas da Meta de modo a aliviar o consumo de dados nas redes móveis da Vodafone. As empresas não deram detalhes do tipo de tecnologia utilizada para a otimização nem mencionam valores de investimentos no projeto.
A implementação se segue a um teste realizado no Reino Unido em abril e já está disponível nas redes da Vodafone em 11 países da Europa. Em comunicado, a Vodafone destacou a importância de liberar capacidade da rede sobretudo em áreas de grande volume de usuários, como shoppings e transporte público.
As mensagens oficiais das duas companhias enfatizaram o espírito colaborativo da parceria.
Segundo o comunicado, "tanto a Vodafone como a Meta estão abertas a trabalhar com todos os atores no ecossistema para melhorar continuamente a utilização eficiente dos recursos da rede. Juntas, a Vodafone e a Meta apoiarão o crescimento de novos serviços digitais, manterão as aplicações críticas livres de congestionamento e pouparão energia".
Alberto Ripepi, Chief Network Officer da Vodafone, afirmou que "a disposição da Meta de otimizar a entrega de vídeo para as suas aplicações abre caminho para uma utilização mais eficiente dos recursos de rede existentes"Disse ainda que "a Vodafone e a Meta implementaram estas otimizações nos mercados europeus da Vodafone e pretendem continuar a colaborar para promover eficiências adicionais."
"A nossa relação com a Vodafone é uma parceria de longo prazo e a colaboração na otimização de vídeo é uma oportunidade para impulsionar a inovação e moldar o futuro da Internet. Estamos empenhados em continuar a nossa colaboração com parceiros inovadores como a Vodafone, fabricantes de dispositivos, fornecedores de equipamentos e o ecossistema digital mais amplo, para ultrapassar os limites da otimização de vídeo", disse Gaya Nagarajan, Vice-Presidente de Engenharia de Rede da Meta.