Meta e Vodafone firmam acordo de otimização de tráfego na Europa

Foto: Heikoal/Pixabay

A operadora europeia Vodafone e a Meta (controladora do Whatsapp, Instagram e Facebook) anunciaram esta semana um acordo de otimização dos vídeos curtos exibidos pelas plataformas da Meta de modo a aliviar o consumo de dados nas redes móveis da Vodafone. As empresas não deram detalhes do tipo de tecnologia utilizada para a otimização nem mencionam valores de investimentos no projeto.

A implementação se segue a um teste realizado no Reino Unido em abril e já está disponível nas redes da Vodafone em 11 países da Europa. Em comunicado, a Vodafone destacou a importância de liberar capacidade da rede sobretudo em áreas de grande volume de usuários, como shoppings e transporte público.

As mensagens oficiais das duas companhias enfatizaram o espírito colaborativo da parceria.

Notícias relacionadas

Segundo o comunicado, "tanto a Vodafone como a Meta estão abertas a trabalhar com todos os atores no ecossistema para melhorar continuamente a utilização eficiente dos recursos da rede. Juntas, a Vodafone e a Meta apoiarão o crescimento de novos serviços digitais, manterão as aplicações críticas livres de congestionamento e pouparão energia".

Alberto Ripepi, Chief Network Officer da Vodafone, afirmou que "a disposição da Meta de otimizar a entrega de vídeo para as suas aplicações abre caminho para uma utilização mais eficiente dos recursos de rede existentes"Disse ainda que "a Vodafone e a Meta implementaram estas otimizações nos mercados europeus da Vodafone e pretendem continuar a colaborar para promover eficiências adicionais."

"A nossa relação com a Vodafone é uma parceria de longo prazo e a colaboração na otimização de vídeo é uma oportunidade para impulsionar a inovação e moldar o futuro da Internet. Estamos empenhados em continuar a nossa colaboração com parceiros inovadores como a Vodafone, fabricantes de dispositivos, fornecedores de equipamentos e o ecossistema digital mais amplo, para ultrapassar os limites da otimização de vídeo", disse Gaya Nagarajan, Vice-Presidente de Engenharia de Rede da Meta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!