Depois da onda de campanhas de marketing móvel usando equipamentos bluetooth, a mais nova idéia dos publicitários engajados nesse segmento é usar totens com grandes telas touch screen para a interação com os consumidores. O projeto está em prática desde a semana passada nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos, Santos Dumont e Galeão, localizados nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. São cerca de 20 totens da Infraero com telas de 32 polegadas onde aparece um celular desenhado. O usuário é convidado a marcar seu número telefônico nas teclas do celular virtual para receber logo em seguida um SMS gratuitamente em seu telefone real. O SMS traz um link para o site móvel do Oba-Oba, um guia com dicas de cultura e lazer no Rio de Janeiro e em São Paulo. O mesmo link pode ser recebido se o usuário enviar um SMS com a palavra "guia" para o número 3120.
A autorização para comercializar campanhas publicitárias nos totens da Infraero é da empresa Ideas to Go, que, por sua vez, tem uma parceria com a Pontomobi para ajudá-la quando um projeto envolve interatividade móvel. O Oba Oba foi o primeiro anunciante por ser uma empresa da RBS, que também é dona da Pontomobi. "Mas já fechamos contrato com um grande banco que usará os totens em breve", disse Leo Xavier, presidente da Pontomobi.
Mobile marketing