Globo anuncia nova estrutura e avança na estratégia de integração

O Grupo Globo deu um importante passo no processo de unificação de suas diferentes competências em uma única empresa. Nesta sexta, 8, foi anunciado que TV Globo, Globosat, Som Livre, Globo.com e DGCorp serão uma empresa denominada apenas Globo.

Em comunicado, Jorge Nóbrega, presidente-executivo da Globo, apresenta a nova estrutura e diz que ela segue algumas premissas: 

  • Conteúdo é nossa grande vantagem competitiva;
  • A organização deve ser orientada por produtos digitais, lineares e publicitários;
  • A gestão de canais e serviços deve ser separada da gestão de produção de conteúdo;
  • Os negócios digitais devem ser centralizados em uma única área;
  • As expertises corporativas devem ser consolidadas em centros de competências que possam influenciar e apoiar toda a empresa.
Notícias relacionadas

Todas as áreas podem ser agrupadas em três blocos: Centros de Resultado, Operações Core e Gestão Corporativa.

Centros de Resultado

Os Centros de Resultado representam a camada de interação com consumidores e anunciantes. São os Canais Globo (lineares), Produtos & Serviços Digitais e Soluções Integradas de Publicidade.

Os Canais Globo ficarão sob a liderança de Paulo Marinho. A área fará a gestão do portfólio de canais lineares de televisão: TV Globo e canais de TV por assinatura. A estrutura contemplará as funções de gestão de programação da TV Globo, gestão dos canais por assinatura, da relação com as afiliadas e dos negócios internacionais.

Sob Erick Brêtas, Produtos & Serviços Digitais terá como missão aumentar o número de usuários e assinantes que consomem produtos e serviços digitais da Globo e construir modelos de negócios capazes de remunerar o investimento por meio de receitas de assinatura e de publicidade. A estrutura contemplará a gestão de produtos digitais, o desenvolvimento de produtos, a gestão da jornada dos consumidores e a gestão de portfólio digital, incluindo produtos como Globoplay, Cartola, G1, globoesporte.com, Gshow e home Globo.com.

A área de Soluções Integradas de Publicidade responde a Eduardo Schaeffer
e concentrará toda a venda de publicidade dos inventários lineares e digitais. A área será responsável pela venda efetiva de publicidade para as marcas anunciantes, pelo trade marketing, relacionamento com clientes e relacionamento com agências de publicidade.

A Som Livre se mantém como unidade de negócio, beneficiando-se da tecnologia e dos diversos serviços corporativos da empresa.

Operações Core

As Operações Core englobam os centros de excelência que viabilizam os produtos e serviços. São as áreas de Criação & Produção de Conteúdo (Entretenimento, Jornalismo e Esporte), de Aquisição de Direitos e de Tecnologia.

Criação & Produção de Conteúdo fica aos cuidados de Carlos Henrique Schroder. A área proverá serviços e produtos de conteúdo exclusivo e deverá estabelecer uma relação de mão dupla com as áreas de canais lineares e de produtos e serviços digitais. Cabe a esta área atrair, desenvolver e gerir os talentos artísticos e jornalísticos da empresa.

A Aquisição de Direitos  fica sob Pedro Garcia e se dedicará à negociação, aquisição e gestão de diversos tipos de direitos necessários à produção audiovisual, principalmente em esporte e entretenimento, sob demanda das áreas de produtos, serviços e de produção de conteúdo.

A área de tecnologia segue sob a liderança de Raymundo Barros, se reportando à área de Estratégia & Tecnologia. Cabe à tecnologia a missão de viabilizar a transformação em uma empresa mediatech.

Gestão Corporativa

A Gestão Corporativa envolve as atividades de proposição e alinhamento da estratégia de negócios, a gestão de recursos e ativos da empresa, o relacionamento estratégico com parceiros e a comunicação com diferentes públicos. São as áreas de Estratégia, Finanças, Jurídico & Infraestrutura, Recursos Humanos, Marca & Comunicação e Relações Institucionais.

Liderada por Rossana Fontenele, Estratégia & Tecnologia deverá construir a visão de longo prazo da empresa e garantir o alinhamento estratégico das diversas áreas a partir dessa visão. Sua atuação envolve também a estratégia de parcerias de longo prazo, gestão de investimentos, negociação de contratos de distribuição (G2C), a Tecnologia e a coordenação do Programa UMASÓGLOBO.

Marca & Comunicação segue sob Sergio Valente com a missão de garantir o posicionamento para a marca mãe, construir uma arquitetura que ajude a maximizar o valor das marcas e da empresa e oferecer serviços de comunicação e assessoria de imprensa. A área consolidará também as atividades relacionadas à pesquisa.

Finanças, Jurídico & Infraestrutura fica sob Manuel Belmar. Além de finanças e infraestrutura, inclui o Centro de Serviços Compartilhados. 

Recursos Humanos se reporta a Claudia Falcão com a missão de apoiar o processo da mudança e promover o engajamento e a cultura desejada para a empresa, além de prestar os serviços de gestão de pessoas para todas as áreas.

Paulo Tonet Camargo continua à frente de Relações Institucionais, representando os interesses da empresa junto a entes governamentais e regulatórios, assim como comunicar e traduzir mudanças e diretrizes advindas desses órgãos para a empresa.

A Editora Globo, sob Frederic Kachar, mantém sua estrutura e desenho atuais, bem como o Sistema Globo de Rádio, liderado por Marcelo Soares.

Futuro

A Globo começa, agora, a etapa de detalhamento da estrutura das áreas, com a participação das lideranças envolvidas, que assumem suas novas posições a partir de janeiro de 2020. Para as áreas Canais Globo, Produtos & Serviços Digitais, Soluções Integradas de Publicidade e Marca & Comunicação, este detalhamento ocorrerá no âmbito do Programa UMASÓGLOBO, que passará a contar com Vanessa Pina como parte de sua equipe.

"Essa nova organização é um enorme avanço para viabilizar a estratégia que escolhemos. Seremos uma empresa mais ágil, mais eficiente e atuando de forma mais cooperativa na busca de resultados", disse, no comunicado interno, Jorge Nóbrega.

Veja o comunicado na íntegra.

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário para María Rose De Souza Campos Cancelar resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!