Fox suspende comercialização direta de canal pela Internet no dia 11

Em comunicado aos assinantes, a Fox anunciou que os serviços FOX+ e FOX Premium não poderão mais ser assinados diretamente do aplicativo, sem uma operadora envolvida. A novidade passa a valer no Brasil no dia 11 de novembro.

O fim da venda direta dos serviços de streaming não se resume ao Brasil. Assinantes de outros países da América Latina também receberam o mesmo comunicado. As assinaturas feitas pelas lojas de aplicativos Google Play e iTunes Store, portanto, deixarão de ser renovadas. Para os clientes que fizeram a contratação direta do serviço, o cancelamento será automático.

Ainda não estão claras as razões da Fox para mudar a estratégia mas certamente há relação com o lançamento do serviço Disney+ em 2020 no país. A Disney é proprietária da Fox e pretende lançar um serviço OTT com todo o conteúdo dos estúdios. O Fox+ foi uma das primeira experiências de venda de canais do modelo Direct-to-consumer (D2C) no Brasil.

Notícias relacionadas

Personagem central

Os produtos que a FOX está deixando de oferecer no Brasil, especialmente o serviço de venda direta ao consumidor atrelado ao FOX+, são elemento central em uma disputa que estremeceu o mercado de TV por assinatura no Brasil em 2019. Este é justamente o serviço questionado no final do ano passado pela Claro junto à Anatel e que deu origem a uma cautelar da agência suspendendo a oferta, pela Fox, de conteúdos lineares pela Internet diretamente ao assinante. A Anatel considerou que isso caracterizada serviços de telecomunicações e precisaria ser feito por meio de uma empresa autorizada para o SeAC (serviço de acesso condicionado).

Esta decisão da Anatel, de um lado, levou a Fox à Justiça, conseguindo uma liminar para derrubar a cautelar. De outro, fez com que todos os grupos interessados na distribuição de conteúdos pela Internet passassem a atuar junto ao Congresso para que a questão fosse resolvida do ponto de vista do marco legal. Há nada menos do que nove projetos tramitando hoje na Câmara e Senado e que tratam do tema.

Não se sabe ainda se com o fim dos serviços FOX Premium e FOX+ o processo que deu origem à cautelar da Anatel perde o objeto e será arquivado ou se a agência ainda pretende levar adiante um entendimento mais amplo sobre o tema, já que foi feita uma tomada de subsídios para tratar da questão (Colaborou Samuel Possebon)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!