A venda de smartphones no primeiro semestre de 2010 foi 128% superior ao primeiro semestre de 2009, segundo pesquisa da Nielsen Telecom Practice Group, divisão da The Nielsen Company.
Thiago Moreira, gerente regional de produtos Nielsen para a América Latina, explica que os smartphones já são realidade para 10% dos brasileiros usuários de telefonia móvel e pela primeira vez a penetração dos smartphones nas faixas C e D é significativa. Na classe C, 11% da base possui um smartphone e na classe D, 4%. Para a Nielsen, smartphone é o aparelho com capacidade para acessar a internet e com sistema operacional aberto.
Recente pesquisa realizada pelo instituto mostrou que 36% dos entrevistados gostaria de adquirir "produtos de tecnologia", este item fica atrás de "lazer fora de casa" e "roupas". Dentro de "produtos de tecnologia", o smartphone aparece em segundo lugar, atrás apenas da TV de alta definição. Segundo Moreira, o preço dos smartphones caiu 30% no primeiro semetre de 2010 na comparação com o mesmo período do ano passado.
Mais da metade dos entrevistados respondeu que gostaria que o seu próximo aparelho celular tivesse TV digital. Alto interesse dos consumidores, entretanto, contrasta com o baixo número de modelos disponíveis. Segundo Moreira, não deve passar de cinco o total de modelos com TV digital disponíveis no Brasil. "Mesmo com tão pouca variedade, os aparelhos com TV digital integrada já representam 2% do total de vendas", diz ele. Outra funcionalidade desejada no próximo terminal é o GPS. As vendas de aparelhos com a funcionalidade saltou para 52% neste ano. Muitos aparelhos tem GPS, mas não são smartphones.