Pioneira na criação de uma operação na internet no Brasil com o lançamento de um serviço de entrega em domicílio, em 1993, a rede varejista Pão de Açúcar, após ampliar sua presença na rede mundial com o Extra.com e, mais recentemente, com a expansão das operações de comércio eletrônico com a criação da Nova PontoCom, resultante da aquisição das Casas Bahia, decidiu investir também nas vendas via celular. Para tal, a empresa criou um aplicativo que permite ao cliente fazer compras pelo celular nas lojas do supermercado.
A solução foi apresentada nesta quarta-feira, 8, durante 3º Forum Mobile+, evento promovido pelas revistas TI INSIDE e TELETIME, e organizado pela Converge Comunicações, que acontece até esta quinta-feira, 9, em São Paulo. Lançado em maio, inicialmente para o sistema operacional Windows Mobile, da Microsoft, o aplicativo agora foi estendido para o iOS, do iPhone, e o Android, do Google. Além disso, ganhou uma versão para o iPad.
O cliente faz a compra e paga por meio do aplicativo e, depois, ela é entregue na sua residência. Mas a estratégia de mobile commerce do Pão de Açúcar não se limitará a esta iniciativa. Nos próximos dias, a empresa também colocará no ar um site de compras para ser acessado exclusivamente por dispositivos móveis.
A executiva observa ainda que a empresa também pretende incluir serviços baseados em localização e fazer uso de publicidade nas suas ferramentas de mobile commerce.