Parceria da Turkcell com Ericsson e Qualcomm consegue 63 Mbps no 3G

O LTE é o novo passo para a eficiência da rede móvel, mas isso não impede que haja avanços na tecnologia 3G. Tanto que uma parceria entre a operadora turca Turkcell e as fornecedoras Ericsson e Qualcomm conseguiram atingir a velocidade de 63 Mbps em downlink e e 11,5 Mbps em uplink com a rede de terceira geração. Segundo informou a companhia sueca nesta terça-feira, 8, isso foi conseguindo agregando três portadoras HSDPA, utilizando o release 15A de software de rede da empresa, além de smartphones equipados com chipset (processador e modem) da Qualcomm.

Notícias relacionadas
O teste foi realizado em uma rede comercial da Turkcell na frequência de 2,1 GHz na rede WCDMA utilizando três blocos de 5 MHz para downlink e dois de 5 MHz para uplink. O teste usou o core de rede e as estações radiobase da Ericsson. Atualmente, a operadora utiliza em sua rede 3G a tecnologia dual-carrier para velocidades de 43,2 Mbps de downlink e 5,76 Mbps de uplink. A ideia é preencher o gargalo da falta de disponibilidade de infraestrutura LTE ou de aparelhos compatíveis com o 4G na Turquia.

Segundo explica a Ericsson, a tecnologia, chamada de 3C-HSDPA, permite essa agregação de três blocos de 5 MHz para downlink para um único usuário. Além disso, suporta transmissão em banda única com três portadoras em uma mesma frequência ou até transmissões dual-band com três portadoras em duas frequências. A fornecedora diz ainda que testou o uplink multicarrier (EUL-MC), o release 14B do software da empresa, que ofereceu a velocidade de 11,5 Mbps com 100% de ganho na capacidade "independente de condições de carregamento e da rede inteira – tanto cell-center quanto cell-edge".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!