Parlamentares do PT pedem contribuições sobre regulação de IA no Brasil

Foto: Pexels

As lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) da Câmara dos Deputados e do Senado Federal estão pedindo contribuições para o relatório preliminar do senador Eduardo Gomes (PL-TO) que regula o uso de Inteligência Artificial (IA) no Brasil. Os técnicos das duas lideranças elaboraram um resumo dos principais pontos da proposta juntamente com uma convocação para manifestações. Segundo o Senador Eduardo Gomes (PL/TO) a ideia é colocar o PL em votação até o dia 23, conforme declaração no Encontro Anual da Associação NEO, que acontece esta semana em Brasília.

Parlamentares do PT têm levantando algumas preocupações sobre o texto de Gomes, como os trechos que falam sobre armas autônomas e o uso de tecnologia de reconhecimento facial. A proposta do Senador reduz o leque de sistemas que podem ser considerados de alto risco, permitindo por exemplo, o uso de sistemas de IA de armas autônomas.

Além disso, os parlamentares petistas sentem falta no texto apresentado por Gomes de alguma ação ou direcionamento para a elaboração de uma política de desenvolvimento de tecnologia de IA no Brasil.

Notícias relacionadas

Governo apoia

A ação da liderança do PT no Senado e na Câmara dos Deputados segue uma linha diferente da do governo. O governo já manifestou apoio ao texto de Eduardo Gomes, tanto que durante a apresentação do relatório preliminar, o ministro de Relações Institucionais do Poder Executivo, Alexandre Padilha, participou da sessão, manifestando apoio ao texto e afirmando que a proposta contou com ajustes feito pelo Poder Executivo.

Com a iniciativa, o PT espera ouvir especialistas e intelectuais sobre o tema, no sentido de apresentar propostas para aprimorar o relatório preliminar apresentado por Gomes. Durante a apresentação do relatório, Eduardo Gomes disse que estaria recebendo contribuições para o relatório final.

O partido inclusive até cogitou apresentar um PL novo sobre o tema, mas desistiu porque o relatório preliminar apresentado por Eduardo Gomes é fruto de um longo debate no Senado, tem um alto grau de legitimidade já que foi construído a partir de uma Comissão Temporária, e tem como um dos seus principais patrocinadores o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Uma das novidades do relatório apresentado por Eduardo Gomes está na criação do Sistema Nacional de Regulação e Governança de Inteligência Artificial (SIA), que seria composto pelos órgãos que já atuam com o uso e fiscalização da tecnologia em suas áreas setoriais, como a Anatel na área de telecomunicações, Banco Central no sistema financeiro, e assim em diversos outros setores, além do Cade. Segundo Gomes, esta estrutura tende a ser mantida no relatório final, a coordenação do SIA vinculada ao Executivo. (Colaborou Samuel Possebon)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!