NTT DoCoMo anuncia testes experimentais com 5G

A japonesa NTT DoCoMo anunciou nesta quinta, 8, que dará início a uma série de testes experimentais em bandas de frequências altas do que poderá vir a ser a quinta geração de telefonia celular.

Notícias relacionadas
Cada um dos fornecedores trabalhará em um trial específico de 5G para "desenvolver novas tecnologias de rádio para suportar diversos tipos de aplicações, incluindo serviços machine-to-machine (M2M)".

A Alcatel-Lucent trabalhará com formatos de onda para suportar banda larga móvel e M2M; a Ericsson desenvolverá "novos conceitos de interface de rádio" e MIMO na frequência de 15 GHz; a Fujitsu, na coordenação de estações radiobase (ERBs) "superdensas" usando radio heads remotas; a NEC fará experimentos com beamforming em antenas na banda 5 GHz; a Nokia experimentará com transmissões de portadora única em super-wideband e beamforming em 70 GHz; e, finalmente, a Samsung estudará beam tracking e beamforming híbrido em super-wideband na frequência de 28 GHz.

Os testes de laboratório da operadora japonesa devem ter início até o final do ano em seu centro de pesquisa e desenvolvimento em Yokosuka, com testes de campo previstos já para o próximo ano.

Com o início da padronização estimada para 2016, a expectativa da NTT é realizar o lançamento comercial do 5G, que poderia chegar a velocidades teóricas de 10 Gbps, em 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!