Governo vai monitorar execução de políticas públicas

O Ministério do Planejamento instituiu, nesta sexta-feira, 8, o Comitê de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas Federais, com o objetivo de aperfeiçoar programas e ações do Executivo para que alcancem melhores resultados, assim como aprimorar a alocação de recursos e melhorar a qualidade do gasto público. É uma forma de fazer um acompanhamento mais criterioso das políticas públicas implementadas.

A partir de um grupo selecionado de iniciativas, o comitê terá a atribuição de análise do desenho das políticas, programas e ações e dos seus mecanismos de implementação; análise das estratégias de financiamento; mapeamento de riscos à consecução das metas e objetivos; análise de eficiência, eficácia, impacto, equidade e sustentabilidade bem como seu alinhamento às diretrizes expressas no Plano Plurianual. O órgão terá ainda que avaliar a capacidade institucional dos órgãos e entidades para a implementação, o monitoramento e a avaliação das políticas, programas e ações e de propor alternativas e ajustes no desenho e na implementação das políticas, programas, e ações selecionados.

O comitê será coordenado pelo ministro do Planejamento, Waldir Simão, e terá a participação de representantes do Ministério da Fazenda, da Controladoria-Geral da União e da Casa Civil. A criação do órgão atende a sugestão do Tribunal de Contas da União (TCU).

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!