O mercado de redes definidas por software (SDN) deverá ter receitas de US$ 3,670 bilhões até 2019, segundo previsão da empresa de pesquisas MarketsandMarkets divulgada nesta terça, 8. Trata-se de um crescimento de mais de 11 vezes em relação ao que a companhia antecipa para 2014 (US$ 290 milhões) graças à demanda por mobilidade, novas arquiteturas, serviços de cloud, padrões variáveis de tráfego e de gerenciamento de grandes redes e de ativos geograficamente distantes.
A empresa diz que as SDNs deverão liderar o mercado de componentes de rede em termos de receita nesses cinco anos. Os desafios para essas redes, entretanto, será superar a infraestrutura legada de gerenciamento, "a falta de padrões industriais para SDN" e, mais importante, amadurecer as soluções e superar a possibilidade de falhas no software que preocupam empresas na hora de adotar a plataforma.
No intervalo de tempo da previsão, quem mais deverá implantar as soluções de SDN são os provedores de serviços de cloud. Em termos de região, a América do Norte e Europa devem liderar a geração de receitas no mercado de SDN, sendo que a região da Ásia-Pacífico deverá tomar o segundo lugar dos europeus até 2019.
"As soluções de SDN de hoje endereçam os desafios da programabilidade, agilidade, flexibilidade e controle centralizado da rede toda e também reduzem os gastos capitais e operacionais da organização em infraestrutura", afirma a MarketsandMarket em comunicado. De acordo com a empresa, a solução pode ser aplicada em várias verticais como bancos, serviços financeiros, saúde, educação, governo e energia, entre outras.