TIM encerra oferta de estações da Oi Móvel após ausência de interessados

Foto: Pixabay

A TIM encerrou a oferta pública para venda de até 50% das 7,2 mil estações rádio base (ERBs) adquiridas da Oi Móvel após não receber propostas pelos ativos.

Parte dos remédios exigidos pelo Cade para a compra da antiga concorrente ao lado de Claro e Vivo, a oferta foi aberta em julho de 2022 e prorrogada por dois meses em janeiro deste ano, "mediante desconto de 75% sobre o valor unitário de todas as ERBs", segundo a TIM.

Mesmo com os novos termos e com a contratação do Bradesco BBI como assessor para a busca ativa de interessados, as condições não resultaram em ofertas. Dessa forma, a TIM solicitou ao Cade que a obrigação seja dada como cumprida.

Notícias relacionadas

"A TIM requer o ateste de cumprimento da obrigação prevista nas Cláusulas 4.1 e seguintes do ACC [Acordo em Controle de Concentrações], sendo certo, ainda, que, nos termos da Cláusula 4.9, do ACC, a TIM não mais está obrigada a alienar as ERBs objeto de suas Ofertas Públicas, não incidindo sobre tais ativos qualquer obrigação adicional, inclusive de manutenção e/ou preservação das condições de uso", solicitou a empresa, ao órgão antitruste.

Das cerca de 7,2 mil ERBs herdadas da Oi Móvel, a intenção da TIM é adicionar ao grid apenas os sites não sobrepostos à sua própria rede (cerca de 2,8 mil ERBs, segundo dados divulgados no ano passado). Nos demais casos a desativação deve ocorrer, em processo iniciado ainda em outubro de 2022 e que já desligou mais de 500 estações.

Como apontado por TELETIME, as ERBs vinculadas à transação foram um dos fatores que pressionaram a lucratividade da TIM em 2022. Um impacto negativo de R$ 820 milhões relacionado aos sites foi registrado a título de depreciação e amortização, ao passo que R$ 257 milhões em acordos de leasing adicional das torres também foram reconhecidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!