Alexandre de Moraes defende urgência na regulação das plataformas

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Em solenidade que relembrou um ano dos atos golpistas de 8 de janeiro, onde diversas pessoas depredaram a sede dos Três Poderes da República, Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), defendeu a necessidade de se regular as grandes plataformas.

Segundo Moraes, é necessário neutralizar a instrumentalização das redes sociais pelo novo populismo digital extremista. "Há necessidade da edição de uma moderna regulamentação, como vem sendo discutido em todo o mundo democrático, e como recentemente aprovadas na União Europeia, no Canadá, na Austrália", defendeu o ministro.

Ele também destacou que o uso de Inteligência Artificial (IA) amplificou a disseminação de desinformação, o que ocasionaria sérios problemas à democracia. Moraes afirmou ainda que houve uma captura furtiva da opinião do eleitorado através das plataformas, e que é preciso criar mecanismos que vedem nos serviços de mensagens a disseminação de informações falsas.

Notícias relacionadas

"Já existe regulamentação de conteúdos para diversos meios de comunicação. E não faz sentido as big techs, as redes sociais, serem terra de ninguém. O que vale para o mundo real vale para o mundo virtual", disse o presidente do TSE, na solenidade. Ele apontou ainda que os conteúdos desinformativos e de ódio hoje representam grandes fontes de receitas para as grandes plataformas, ao mesmo tempo que estas seguem isentas de responsabilização sobre os conteúdos.

Vale lembrar que recentemente o TSE e a Anatel firmaram acordo para agilizar o combate à desinformação. Já a regulação das grandes plataformas tem sido discutida na alçada do Congresso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!