Eunício se despede; Minicom deve ser renovado

O ministro Eunício de Oliveira se despediu nesta quinta, 8, do Ministério das Comunicações. O cargo será dado agora a Hélio Costa, a ser nomeado nesta sexta, 9. Falando à imprensa, Eunício de Oliveira manifestou frustração por não ter conseguido viabilizar o uso dos recursos do Fust (frustração, aliás, manifestada pelos últimos três ministros que passaram pela pasta). Atribuiu a dificuldade à não aprovação do projeto de lei que regulamenta as agências. Ele mostrou-se satisfeito, contudo, com os resultados conseguidos na questão da TV digital, com a inclusão das instituições de pesquisa nos debates sobre o tema.

Desmonte

Segundo fontes bem informadas, deve ser grande o desmonte do Ministério das Comunicações. A principal baixa será a do secretário executivo Paulo Lustosa, que deixa o cargo logo após a transição. Hélio Costa, que tem muito mais ligações com o setor de radiodifusão, deve refazer a maior parte do quadro. O trabalho do Minicom de aproximar os setores de radiodifusão e telecomunicações fica incerto agora. As teles temem a proximidade de Costa em relação ao setor de TV. As TVs querem distância dos movimentos do Minicom, bancados sobretudo por Paulo Lustosa, no sentido de refazer a regulamentação de comunicação. Não se sabe como ficará a posição do novo ministro em relação a uma futura Lei de Comunicação Social.

Notícias relacionadas
Fica a dúvida em relação à Anatel. O atual presidente, Elifas Gurgel do Amaral, era indicação de Eunício de Oliveira, que não deve mais apoiar seu indicado. O mandato de Elifas vai até novembro, assim como seu mandato de presidente da agência. Com essa indefinição, também deve ficar em banho-maria, por um tempo, o projeto de reestruturação da Anatel. Hélio Costa certamente vai dar seus palpites.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!